Tratamento da água para dessedentação - Bovinos


Acqua Regis®

 

Água, a essência da vida!

Acqua Regis®

A água é considerada como um dos alimentos mais importantes para a produção de animais. Sem ela, em quantidade e qualidade adequadas, não há como produzir bem, estando provado há muito tempo que não se pode pensar em uma produção sustentável sem uma boa gestão da água na produção animal.

Para a disponibilidade de água de boa qualidade aos bovinos, mesmo em capo deve-se tomar cuidados desde o momento da captação até a dessedentação.

Não existe legislação específica que determine os padrões de potabilidade de água para a dessedentação animal,no entanto, ela deve ser potável, sem a presença de coliformes fecais, matéria orgânica, bactérias ou substâncias tóxicas.

Neste contexto, a água deve atender os requisitos mínimos de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde para o consumo humano, através da Portaria Nº 2914, de 12 de dezembro de 2011.

Atenção para a qualidade da água!

É indispensável realizar análises da qualidade da água periodicamente. Recomenda-se que a periodicidade seja anual.

Dependendo da saúde, hábito alimentar e desempenho zootécnico dos animais, estas análises podem ser feitas num espaço de tempo menor.

A análise deverá observar se as seguintes propriedades da água estão de acordo:

  • pH;
  • Sólidos dissolvidos;
  • Dureza;
  • Coliformes e indicadores de contaminação biológica.

Os fatores que podem afetar a qualidade da água e a saúde dos animais que a consomem podem ser agrupados em:

  • indicadores biológicos;
  • fatores físicos (temperatura, turbidez e cor);
  • fatores químicos (pH e dureza, principalmente Ca e Mg;
  • condutividade elétrica e oxigênio dissolvido.

Dependendo da fonte de água, quando ela apresenta problemas constantes de turbidez por exemplo, recomenda-se que seja feito um processo de filtragem. Assim, o tratamento químico posterior não será comprometido. 

Os sistemas de filtrações disponíveis para esse fim, não conseguem satisfazer as necessidades devido as suas limitações tecnológicas, uma vez que o sistema mais utilizado é o de filtração por cartucho.

Acqua Regis®

Esses sistemas, na sua maioria, não conseguem reter partículas menores de 5 micras, possibilitando a passagem de micro partículas causadoras da formação de biofilmes, além de necessitarem de manutenção de curto prazo por meio de retrolavagem, e, saturação do filtro cartucho em pouco tempo.

Inovação Acqua Regis® - PWUVS®

Acqua Regis®

Acqua Regis®, conhecendo as dificuldades de manejo do sistema de cloração habitualmente utilizado nessas culturas, sendo a cloração por pastilhas de tricloro em dispenser diretamente na entrada de água dos reservatórios, e os resultados não eficientes gerados, desenvolveu a sistema PWUVS®, que garante qualidade de água com estabilidade.

 

Acqua Regis®

Nosso conceito para a utilização do sistema PWUVS® é simples, porém diferente dos sistema convencionais.

A água captada na fonte, é bombeada para a caixa de reserva. Na entrada da caixa é instalado o sistema PWUVS® que irá:

  • Fase 1 - Filtração eficiente - Filtrar a água bruta utilizando a mídia filtrante (PureFlow Filter) que removerá partículas de até 1 micron (0,001 mm);
  • Fase 2 - Esterilização - A água filtrada é conduzida para um modulo de esterilização ultravioleta "desenvolvido pela Acqua Regis®", de alta potência com revestimento de nanotecnologia à base de prata;
  • Fase 3 - Dosagem de agente residual de desinfecção - Na água esterilizada, é dosado um produto exclusivo da Acqua Regis® Thyper S-50 PD®, que irá promover a manutenção da água limpa e esterilizada por toda a rede de abastecimento até os galpões e posteriormente ao consumo pelos animias. Esse produto, consegue manter as tubulações limpas, sem formação de biofilmes, sendo 100% amigável e inerte aos animais e aos colaboradores que a consumirem.

Operação e manutenção do sistema PWUVS®

O sistema PWUVS®, foi desenvolvimento pensando na minimização de atuação do integrado ou seus colaboradores, atuando de forma automática a esterilização e dosagem do agente residual de desinfecção.

O sistema de filtração, é a única parte que necessita de intervenção manual, devendo ocorrer semanalmente, ou em intervalos menores de acordo com a intensidade de chuva no ponto de captação da água. Essa intervenção é feita pela troca de posição da válvula do sistema de filtração (denominado retrolavagem) que irá conduzir a água em ciclo contrário promovendo a limpeza das mídias filtrantes, descartando as sujidades. O tempo de retrolavagem é de 3 a 8 minutos.

Características do sistema PWUVS®:

  • Sistema modular projetado para vazões de 1 a 100m³/hora;
  • Consumo de energia de apenas 130 watts;
  • Montado em skid metálico pintado, revestido por chapa de ACM;
  • Mídia filtrante com vida útil de até 3000 cilos de retrolavagem (dependendo da qualidade da água captada).
  • Lâmpadas ultravioleta com vida útil de até 11.000 horas;
  • Baixo consumo de agente residual de desinfecção.

Dispensa o processo de ultracloração para quebra de biofilmes na rede.

O sistema PWUVS®, além de tratar a água de dessedentação, pode se transformar em um gerador de água para desinfecção, basta regular a bomba dosadora do agente residual de desinfecção, de acordo com o manual de operação.

Thyper S-50 PD® não agride os materiais dos bebedouros, tubulações ou outros tipos de materiais.

 Tecnologias aplicadas

Fale conosco

Fale com um de nossos consultores e apresente sua necessidade.
Temos certeza de que podemos oferecer algo muito diferente!


Contate-nos